XXXIV FEIRA CIENTÍFICO CULTURAL

Orgulhamo-nos de nossos alunos e professores, por terem sido pioneiros da primeira Feira Científico-cultural do Brasil, totalmente on-line. Fruto de um trabalho de equipe, conduzido por uma comissão especial formada pela Direção, Coordenação Pedagógica, TI (Tecnologia da Informação) e Marketing, recriamos a nossa tradicional feira em um novo formato, totalmente digital, para que o ano de 2020, apesar da pandemia, também fosse marcado de forma positiva pela resistência da Educação, Ciência e Cultura. Dessa forma, não fomos neutralizados pelo Corona Vírus, mas o desafiamos através de pesquisas, ideias e reflexões motivadas pelas experiências dos nossos alunos diante da crise mundial vivenciada até aqui.
Criamos um site chamado Nova Terra, que abrigou a memória de toda a pesquisa desenvolvida por professores e alunos nos últimos meses. Recebemos, também, nesta Nova Terra virtual, convidados ilustres de diferentes áreas do conhecimento humano, que compartilharam generosamente com nossos alunos, de todos os segmentos, suas experiências e perspectivas futuras para uma Terra pós- pandemia. Da preservação da Floresta Amazônica às primeiras colônias turísticas na Lua e da busca pelo autoconhecimento através da Arte aos avanços da tecnologia no campo da inteligência artificial. A nossa XXXIV Feira Científico-Cultural não teve limites para a exploração do conhecimento transdisciplinar.
Foram 75 trabalhos realizados por diferentes segmentos, por alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio, orientados por professores de diferentes áreas de conhecimento. Os trabalhos em vídeo, disponibilizados no site Nova Terra, receberam mais de 25 mil acessos de 20 países diferentes, além de acessos de todos os estados do Brasil.
A ideia central do evento, que era estimular em nossos alunos reflexões e experiências no campo científico, cultural e social, foi além das nossas expectativas, levando também pessoas de todo o mundo a repensarem na humanidade pós-pandemia.
Entre muitos trabalhos relevantes e interessantes destacaram-se 3 projetos vencedores que, juntos, de forma transdisciplinar, contextualizaram muito bem a Nova Terra. Química, história, Antropologia, Sociologia, Astrofísica, do retorno ao passado em busca da cura do ser humano através da ciência antiga (Alquimia e conhecimentos tradicionais) pelo Elixir da Longa Vida, às novas relações sociais e tecnológicas na forma de se trabalhar durante a pandemia, até questões existenciais despertadas pelas Fendas do Universo, nossa XXXIV Feira Científico- Cultural atingiu seu objetivo: mais do que responder como será a Terra daqui a 30 anos, fomentamos o pensamento criativo e cientifico, para que nossos alunos comecem, desde já, a escrever uma nova história. Bem-Vindos à Nova Terra!