Conceituação
Dia de 10 de agosto comemora-se o dia internacional de Superdotação.
Estima-se que de 3 a 5% da população brasileira apresente potencia para Altas Habilidades/Superdotação. Segundo O Ministério da Educação e Cultura – MEC e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva são considerados com Altas Habilidades/Superdotação aquelas pessoas que apresentam desempenho acima da média ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora que podem ser isoladas ou combinadas.
A Identificação
A identificação deve ser realizada por equipe de profissionais especialistas em Altas Habilidades/Superdotação incluindo necessariamente o Psicólogo devido a necessidade aplicação de testes psicológico que são de uso exclusivo deste profissional. É importante ressaltar que deve-se levar em consideração que o enfoque da avaliação deve abranger todas as áreas, não somente as capacidades intelectuais e acadêmicas. A entrevista minunciosa com a família também é parte importante para a identificação, pois a literatura aponta aspectos genéticos além dos ambientais no desenvolvimento das AH/S.
Características Comportamentais
Necessidade de definição própria;
Capacidade de desenvolver interesses ou habilidades específicas;
Interesse no convívio com pessoas de nível intelectual similar;
Resolução rápida de dificuldades pessoais;
Aborrecimento fácil com a rotina;
Busca de originalidade e autenticidade;
Capacidade de redefinição e de extrapolação;
Espírito crítico, capacidade de análise e síntese;
Desejo pelo aperfeiçoamento pessoal, não aceitação de imperfeição no trabalho;
Rejeição de autoridade excessiva;
Fraco interesse por regulamentos e normas;
Senso de humor altamente desenvolvido;
Alta-exigência;
Persistência em satisfazer seus interesses e questões;
Sensibilidade às injustiças, tanto em nível pessoal como social;
Gosto pela investigação e pela proposição de muitas perguntas;
Comportamento irrequieto, perturbador, importuno;
Descuido na escrita, deficiência na ortografia;
Impaciência com detalhes e com aprendizagem que requer treinamento;
Descuido no completar ou entregar tarefas quando desinteressado.
Altas Habilidades/Superdotação na Escola.
A escola precisa oferecer ao aluno superdotado atendimento especializado com atividades desafiadoras para que possa, utilizer todo seu potencial cognitivos utilizar estratégias inovadoras e criativas, caso contrário o aluno se sentirá desestimulado e poderá perder o interesse pelas atividades escolares. Na proposta do MEC o aluno com Altas Habilidades/Superdotação deve ter atendimento diferenciado, dentro da proposta da Educação Inclusiva, se enquadrar na aceleração de estudos mediandte a verificacao da aprendizagem, suplementacao de conteúdo, sempre levando em consideração os aspectos emocionais a partir de uma avaliação minunciosa.