MUSEUS: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Na educação de crianças e jovens, podemos destacar o papel relevante dos museus, principalmente no que se refere à vida escolar. Além de ser extremamente importante, os primeiros contatos com essas organizações também podem promover o cuidado e o amor das pessoas pela proteção cultural. Por meio de visitas regulares, o campo do conhecimento será bastante ampliado e, a cada exposição, o público terá a oportunidade de conhecer as diferentes realidades de si e de seu próprio povo.
Embora seja importante investir em educação e espaços abertos, os museus não podem fazer o trabalho sozinhos. Além de tornar as crianças e os jovens significativos, eles também devem preparar os turistas para desfrutarem plenamente da experiência. A perspectiva da educação.
Os museus são promotores sociais e políticos porque deixam de ser apenas colecionadores passivos organizados por tipologia, mas passam a intervir em todo o meio social, a identificar temas de interesse da comunidade, a apontar problemas e propor soluções, e a abrir as portas para mostrar o passado E agora. Um exemplo é o Museu da Maré do Rio de Janeiro, espaço social criado por um grupo de jovens moradores da comunidade com o objetivo de construir uma representação da comunidade e aumentar a impressão positiva da autoestima das pessoas pertencentes à história local.