O LUGAR ONDE EU VIVO: O ANTES E DEPOIS DA PANDEMIA

O projeto de pesquisa teve por tema: O lugar onde eu vivo: antes e depois da pandemia. O público alvo foram alunos do primeiro ano do Ensino fundamental I – turma 101 no período de 10 de julho a 25 de setembro. O objetivo geral foi apresentar as mudanças ocorridas no ambiente escolar a nível comportamental nas regras de convivência e material. Os objetivos específicos foram: a) Apresentar as mudanças ocorridas no ambiente escolar; b) Conhecer as novas regras de higiene; c) Entender a importância das recomendações do afastamento social. Justifica-se pela necessidade de identificar as mudanças durante o período da pandemia nos lugares de vivências como: parques, shoppings, moradias entre outros, além de reconhecer e identificar as novas formas de hábitos e regras nessa nova forma de viver, pois a pandemia está remodelando a forma como nos relacionamos com o mundo, com os outros e com nós mesmos. Nos procedimentos metodológicos o projeto foi desenvolvido através de estudos e pesquisas com os alunos na internet, em livros e revistas, para produção de um vídeo – telejornal. Ocorreram pesquisas de dados e coleta de informações. Realizamos ensaios e filmagens. No vídeo do telejornal os alunos falam de lugares antes e depois da pandemia. Entrevistaram um empresário e uma pesquisadora, e ainda fizeram um Rap com um show musical. Por fim, finalizaram o jornal com depoimentos de alunos sobre os seus locais e ambientes. Os resultados demonstraram o desenvolvimento de novos conhecimentos sobre o ambiente em que se vive na época da pandemia, bem como a aquisição de novas competências e habilidades.