O TRABALHO DA MIDIA DURANTE A PANDEMIA

O presente projeto fala a respeito do papel da mídia neste período da pandemia do Novo Coronavírus, que causa a Covid-19, pois, apesar das barreiras impostas pelo distanciamento social, essa área da informação dete que se adequar ao momento de crise que assola o mundo, mas tem desempenhado com maestria suas funções.
Em meio a tanta insegurança e instabilidade, temos uma certeza: a mídia exerce um papel de fundamental importância para, não só manter a população informada a respeito da prevenção contra o Coronarívus e da patologia provocada por ele, mas também, para levar entretenimento e mensagens de superação diante desta pandemia. Para isso, é necessário um trabalho de responsabilidade por parte dos profissionais da área, pois dessa forma, mostram a relevância da função que desempenham na sociedade. A pandemia de Covid-19, assim determinada pela Organização Mundial da Saúde, em março de 2020, trouxe uma série de mudanças no cotidiano de toda a população. Medidas de isolamento social, quarentena e lockdown foram implementadas em diversos países. Vários lugares passaram a vivenciar cenários preocupantes, com impactos negativos em diversas áreas, por isso, esta pandemia passou a ser o centro das informações veiculadas através do rádio, da televisão, dos jornais e da internet. Com um grande número de pessoas em suas residências, rapidamente, a mídia adequou-se para corresponder a expectativa de uma população em estado de pânico. Em meio ao caos que se formou nos meses iniciais deste ano de 2020, foi notório o trabalho dos meios de comunicação ao exercer um importante papel tentando conscientizar as pessoas a se prevenir contra o Coronavírus e a se adaptar, positivamente, durante este período. Ciente do seu papel social e da importância de ajudar no trabalho de prevenção da doença, utilizando infraestrutura tecnológica, recursos e capacidade de resposta para ajudar a salvar vidas, a mídia tem feito a diferença diante deste cenário, pois precisa prestar serviços para a população. Com esse compromisso, muitos jornais abordam, diariamente, conteúdos sobre a crise e informam a população para que, desta forma, acompanhe as políticas públicas que estão sendo implantadas.