EMOÇÕES: BRINCANDO E APRENDENDO

O presente projeto de pesquisa teve como tema: “Emoções- Brincando e Aprendendo”. A proposta teve por objetivo geral: Despertar a percepção de si mesmo e do outro por meio das suas relações sociais interpessoal e intrapessoal, das suas emoções e do respeito à peculiaridade que cada indivíduo traz consigo. Conduzindo o aluno a compreender que nas relações sociais e futuras aprender a ser e conviver é importante para desenvolver um “EU” forte, consciente de seus direitos e deveres, ativo, participativo, capaz de escrever sua própria história. O público alvo foram alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental 1 – turma 101 e ocorreu no período: De 10 de julho a 25 de setembro. A metodologia do projeto foi desenvolvido no segundo semestre, através de estudos, pesquisas, produções individuais, vídeos e etc. A primeira atividade foi a apresentação do tema aos alunos. A segunda atividade foi o levantamento de conteúdo e a solicitação de pesquisas aos alunos. A terceira atividade foram as produções coletivas. A quarta atividade foi a culminância do Projeto que se deu na forma de exposição dos vídeos. No telejornal, com auxílio de imagens apresentaram informações importantes sobre o que são as emoções e como lidar com as emoções em tempo de pandemia. Também apresentaram depoimentos de psicólogos sobre o tema, bem como, perguntas de internautas sobre os sentimentos mais evidentes na pandemia e a necessidade de seu gerenciamento. Destacamos nos resultados alcançados a participação nas etapas da construção da pesquisa, bem como desenvolvimento da autonomia, capacidade reflexiva e participação dos pais.