VÍRUS, NÃO VEJO MAS EXISTE!

O presente projeto de pesquisa teve como tema: Vírus, não vejo, mais existe. O Objetivo geral foi: Encontrar a existência de microorganismo (vírus) e relacioná-lo com a nossa saúde. O objetivo específico foi: Compreender e fazer uso de procedimentos básicos de higiene para um vida saudável. O referido tema surgiu a partir dessa pandemia que estamos vivendo hoje no mundo e devido à curiosidade dos alunos a respeitos dos seres invisíveis que nos rodeiam, buscando enfatizar a relação teoria e pratica sobre a compreensão de que bons hábitos de higiene são importantes para uma vida saudável. O público alvo foram alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental 1 – turma 101 no período de 10 de julho a 25 de setembro. A metodologia se desenvolveu no segundo semestre, através de estudos, pesquisas, produções individuais, vídeos e etc. Foram utilizados recursos didáticos diversos como: Computador, Máquina fotográfica, Papel cartão, Celular, Cola, Tesoura, Cartolina, Massinha, Tinta , Pincel, TNT, Lembrança virtual, Cola colorida, Fita gomada, Cartazes, Cola colorida de tecido, Fita gomada, Cartazes, Papel sulfite branco e colorido, Livros, Revistas e jornais e Vídeos. Durante o desenvolvimento do projeto apresentamos o mesmo aos alunos, fizemos sorteio dos grupos, reunião com os responsáveis de cada equipe e realizamos os estudos e produções coletivas. Os alunos produziram um vídeo educativo onde representaram médicos, cientistas, jornalistas apresentando informações cientificas sobre o vírus. Também responderam a perguntas sobre medidas preventivas de saúde. Apresentaram também um Rap sobre o tema, bem como depoimentos sobre o que não gostaram na quarentena.